segunda-feira, 30 de julho de 2012

SR. CORNÉLIO E SEU FAMOSO PÃO DE QUEIJO

 
O comerciante Cornélio Evangelista está há mais de 40 anos no mesmo ponto do Centro da cidade e garante que todos os dias são vendidos mais de 80 pães de queijo. "Naquele tempo, aqui era o 'point' onde rapazes e moças se encontravam para paquerar. Hoje, o movimento caiu, mas tenho clientes fiéis", disse.

O segredo do negócio, segundo Cornélio, começa na massa do pão. "A receita da massa é secreta. Só quem sabe sou eu e minha filha", disse. A receita do pão de queijo foi aperfeiçoada pela esposa do comerciante, que já faleceu. Hoje, Cornélio tem 91 anos e uma vitalidade de dar inveja. "Venho trabalhar às 7 horas e fico até o final da tarde. Eu que amasso o pão", diz. Ele conta que quando sua esposa era viva havia mais opções de lanches, já que era ela quem tinha "mãos de fada" na cozinha.

"Todos os doutores passaram por aqui. Um dia desses o governador veio comer o pãozinho. Disse que estava matando a saudade", afirmou. A foto do governador, bem como do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, estão guardadas em um local especial da lanchonete, que reúnem as lembranças de Cornélio. Medalhas, recortes de matérias de jornais, também dividem o mesmo espaço das fotografias. Entre os porta-retratos um é mais especial: o que traz a foto da esposa do comerciante. "Ela era muito linda", suspira, apontando para a foto.

Cornélio conta que já foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade por três vezes, mas que hoje está aposentado. Ele trabalha com um funcionário, a mesma pessoa que recheia e fecha o pão diariamente. "Eu amasso e ele fecha", completa. Entre as inúmeras histórias contadas pelo comerciante está a visita do político Leonel Brizola. "O Brizola passou por aqui e queria saber onde tinha pão de queijo. Ele queria do pão de queijo mineiro, redondo, mas acabou experimentando o meu. Ele gostou tanto que encomendou mais 20 para levar para o Rio Grande do Sul", diz.


O sucesso do pão, segundo Cornélio, ultrapassa as barreiras do país. "Há propaganda do meu pão de queijo nos Estados Unidos, na Alemanha. São pessoas que saem daqui e levam para fora", diz. 
Em 01/08/12, 09:33 

Quem mora ou trabalha na zona leste de Teresina vai adorar! Hoje vai ser inaugurado o Pão-de-Queijo do Seu Cornélio, o mais famoso da cidade, no coração da zona leste: bairro Jóquei Clube .

Essa é uma proposta de sociedade entre o empresário Felipe Fonseca e Euler Evangelista, neto do Seu Cornélio. Euler segue à risca a receita de Dona Adélia Salomão, que somente ele e a família possuem em segredo pois conviveram com ela. 

Sua localização será onde funcionava a Scuderia Devassa (Av. Joquei Clube 1030, em frente ao Banco do Brasil) e estará aberta a partir das 15h para o público.

Cornélio Evangelista da Costa, o Seu Cornélio, que completa 91 anos no próximo dia 28 de agosto, disse que não tem saudades de tempos atrás. “Gosto da zona Leste de Teresina pelos seus arranha-céus”, afirma.

Há 40 anos, ele se instalou no ponto mais badalado do centro da cidade, a esquina da Praça Pedro II com a Avenida Antonio Freire, a menor avenida do mundo, construída para homenagear o governador do estado entre 1910 e 1912. O cardápio ainda é o mesmo: pão de queijo e refrigerante. É ele mesmo quem cuida da lanchonete até hoje.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/baiaodeduas/baiaodeduas_txt.php?id=44523


Morre 'Seu Cornélio', dono do pão de queijo mais famoso de Teresina

Empresário estava há seis meses em tratamento de saúde após duas quedas.
Lanchonete do piauiense foi visitada por alguns políticos como Lula e Brizola.

Do G1 PI
Faleceu nesta quinta-feira (26) em Teresina o empresário Cornélio Evangelista da Costa, conhecido pelo famoso pão de queijo que vendia há mais de 40 anos em uma lanchonete no cruzamento da Avenida Antonino Freire e Rua David Caldas, no Centro da capital. Aos 92 anos, “Seu Cornélio” tratava há seis meses de problema de saúde adquiridos após ter sofrido duas quedas. No momento de seu falecimento estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular.
'Seu Cornélio' do pão de queijo (Foto: Arquivo Pessoal)'Seu Cornélio' expandiu os negócios da família com a receita do pão de queijo (Foto: Arquivo Pessoal)
Dono de uma receita saborosa de pão de queijo, Seu Cornélio era uma personalidade na capital, sendo os seus pães conhecidos por quase todos os teresineses. A lanchonete simples e que mantém expostas louças de época foi visitada por alguns nomes da política nacional como o ex-presidente Lula e Leonel Brizola.
“O meu pai deixa um legado muito grande, todos o conheciam. Recebia gente de todo lugar e quem passava por Teresina ia até à lanchonete comprar o pão de queijo. O Brizola passou pela lanchonete, comeu o pão de queijo e chegou a encomendar vários e levá-los para Brasília. O Lula também esteve aqui e elogiou bastante o sabor do pãozinho”, contou Salomão Evangeslista, filho de seu Cornélio.  
  •  
Seu Cornélio mostrando o que mais gostava de fazer (Foto: Arquivo Pessoal)
'Seu Cornélio' mostrando o que mais gostava de
fazer (Foto: Arquivo Pessoal)
Sobre a receita, do famoso pão de queijo, Salomão garante que o pai guardava o segredo da família há anos, mas revelou para que os filhos seguissem com o negócio. “Há alguns anos ele nos ensinou e disse para expandirmos os negócios. Foi quando abrimos uma filial na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Leste de Teresina, mas ele pediu que não revelássemos a ninguém. Meu pai aprendeu a receita com a minha mãe, que é descendente de sírios”, revelou.
Salomão Evangelista disse ainda que a família está muito abalada com a perda. “Estamos muito tristes, meu pai era uma pessoa que todo mundo conhecia e gostava. Ele acompanhou vários gerações de jovens, adultos e alunos de escolas ali do Centro que sempre frequentavam sua lanchonete. É uma perda muito grande para todos”.
Além de ser um exímio culinarista e empresário, Seu Cornélio se destacou ainda como presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Piauí nos anos de 1982 e 1983, sendo também diretor em várias outras administrações. 
O Corpo do empresário está sendo velado em uma funerária na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina. O sepultamento deve ocorrer às 16h desta quinta-feira (26) no Cemitério São Judas Tadeu, bairro São Cristovão, na Zona Leste da capital.
Fonte:http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/06/morre-aos-92-anos-seu-cornelio-dono-do-pao-de-queijo-mais-famoso-de-teresina.html

Um comentário: