segunda-feira, 30 de julho de 2012

VILA OPERÁRIA - FUTEBOL

Quincas, um hexacampeão com a camisa tricolor 

Ao tempo em que o River amarga cinco anos sem ganhar um título de campeão piauiense, nada melhor que recordar, para a torcida tricolor, uma época em que o Galo foi seis vezes consecutivas o campeão do Piauí. E a lembrança vem acompanhada de um dos seus mais ardorosos defensores - o lateral esquerdo Quincas.

Residente à Alameda Parnaíba, na Vila Operária, zona norte da capital piauiense, Joaqum José da Cruz - este é o verdadeiro nome de Quincas - está com 76 anos (nasceu a 20 de março de 1936). Do final da década de 1950 ao início da seguinte, disputou várias edições do Campeonato Piauiense e alguns amistosos importantes.

Um dos jogos que recorda com muita satisfação é o empate de 2 a 2 entre River e Botafogo do Rio, quando ele marcou o lendário Mané Garrincha. "Ele não andou nesse dia. Foi bem marcado por mim e pelo Tassu", afirmou, certa vez, ao recordar o dia em que esteve frente a frente com o saudoso ponta direita do Botafogo do Rio e da Seleção Brasileira.

Quincas fez parte do time do River na segunda fase do histórico "Eterno Campeão", oportunidade em que conquistou seis títulos consecutvos de campeão piauiense. Encerrado o ciclo de glórias com a camisa tricolor, ele ainda atuou no Auto Esporte e no Botafogo, pendurando as chuteiras logo depois.

Aposentado, Quincas reside à Alameda Parnaíba, no bairro Vila Operária. (Foto: Severino Filho - Buim)

O Eterno Campeão: Ventura, Murilão e Quincas (em pé); Marcos, Antônio Luis e Zequinha Furtado (agachados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário