quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE TERESINA 2000 - SAMBAS DE ENREDO

GRES BRASA SAMBA

“BRASIL, 500 ANOS DE PIZZA E SAMBA”
Autores: Mosart Monteiro, Germano Filho e Paulinho do Cavaco

Raiou um novo dia
E o povo continua a “dançar”
Errantes navegantes, pelos
caminhos do mar
Descobriram um paraíso tropical
O índio, o branco e o negro
Numa rara e bela profusão de cor
Semearam arte e cultura
E o Brasil se fez e o Brasil se fez amor.
Moeda mais moeda dá um tim tim
A malandragem oficial é sempre assim.
Acorda “ele”, levanta ele
Neste país gostaria de ver
Nova “mente” respeito
E voltar a crescer. (Bis) (Dignidade !)

Dignidade de um povo.
Há tempo se perdeu
“Eles” vem de fora, levam tudo
Até o emprego que era meu!
(E hoje!) e hoje
Pinto a cara de esperança
Nessa pizza salve o samba
Vibrante CPI 500 Anos é hora de “sacudir”
No meu cantar eu trago axé (oi!)
A bateria Brasa Samba dá olé
Raiou... (Bis)

GRES SKINDÔ

“TERRA BRASILIS, O PARAÍSO QUE CABRAL NÃO DESCOBRIU”
TEMA: Paulo Vilhena  - LETRA E MÚSICA: Jr. Gueri Gueri, Luciane, Tânia Said e Zé Fernandes
INTERPRETES: Jr. Gueri Gueri, Herivelto e Luciane

Desponta, aflora, a “verde e branco” na avenida,
Linda Skindô, ô, ô, ô, eternamente o amor da minha vida 

Sou milenar, eu sou, eu sou
Com a Skindô, eu vou que vou
Mostrar que eu sou marajoara, sim, senhor!
Contar em versos o que a História não contou

Os Vikings chegaram à América do Sul,
O drakkar era sua embarcação,
Valentes e aventureiros, aportaram no Brasil,
Marcando sua civilização, marcando sua civilização – As Valquírias

Valquírias levaram os guerreiros ao Paraíso,
Paisagens de encantos mil: orquídeas, bromélias e samambaias, era o Éden, Terra Brasilis
Seu hino: o canto do Uirapuru, ô, ô, seu hino: o canto do Uirapuru - Amazônia

Amazônia: berço de cultura avançadas,
No “Eldorado de Barro”, da Nação Marajoara,
É arte sacra requintada,
Veneza Equatorial, engenharia da Europa Ocidental – Navegando

Navegando além a grandeza do mar Oceano,
Duarte Pacheco chegou à Ilha de Marajó,
Encontrou os índios Aruaques, sucessores dos Marajoaras, de olho azul, pelo liso e pela clara – Renasceu

Renascimento europeu; da navegação, o apogeu,
O “Novo Mundo” deslumbrou os navegantes,
O “Velho Mundo” implantou sua cultura,
Onde a Beleza e a tragédia de misturam.


GRES ZIRIGUIDUM

“O PIAUÍ ESTÁ NO MAPA, SIM SENHOR!”
Autores: Peinha do Cavaco e Magno Aurélio

A estrela que reluz
Me traz luz da inspiração
O homem aqui chegou
primeiro do nosso ancestral
Surgiu o povo brasileiro(Bis)

Brilha em Sete Cidades
No Delta o azul do mar beijou
O bumba-meu-boi nasceu aqui
E de um peixe vem o nome Piauí(bis)

Piauí terra querida
Filha do sol do Equador
Teus rios de pedras preciosas
Nossa riquezas em cada
canto hão de brotar

Hoje os filhos do sol
Brilham em outros rincões
O Piauí existe, sim senhor
Orgulho dos nossos corações(bis)

O amanhã virá
E Deus dará muita alegria
O povo cantará e viverá em
harmonia

A baiana ginga, Ziriguidum
O povo delira, Ziriguidum
Viola repente no baticum
Ziriga meu Ziriguidum(Bis)

GRES MOCIDADE ALEGRE DO PARQUE PIAUÍ

“DO PRINCÍPIO AO FIM, TEM VERA CRUZ EM MIM”
Autor: João Carlos

E começou
E começou com os navegantes
De bem distante na nossa
Ilha aportou, se encantou
Primeira visita estrangeira
À terra brasileira por portugueses de lá
A revoada das araras azuis
Do assombro de estranhos produz
Na ilha de Vera Cruz
Eu sou índio, isto é meu,
Não pode tocar
Mim dá, mim dá o que é
teu, vou te catequizar
No trabalho forçado vou te enricar
Ô, nada disso, não é toma lá, dá cá
E se ouviu
E se ouviu um grito
De “vida ou morte” varonil
Na terra de Santa Cruz
Plantado, tudo produz
Com pompa e firmeza bravio
Nas curvas da liberdade
Nasce a força e a fé de uma nação
Com raça, cor, crendice e cultura
E tudo se mistura
E o Brasil é a solução ó meu povo
Meu povo você é mesmo de fé
Tem o índio, tem o branco,
tem o negro, o candomblé
Tem também a capoeira
Vaquejada e maracatu
Bumba-meu-boi e artesanato
Tem caipira de norte a sul
Tem a cuia na cabeça e não se esqueça
É só alegria pois tem carnaval
Mostra, mostra ó raça todo dia
Que esta festa é sensacional,
Bandeira nossa eu não me engano
Eu te conheço há 500 anos (Bis)

E lá vem lá vem, ô! Lá vem
Escola bonita pra ensinar a nós
Pois tem, ô! Pois tem
Rosto bonito e uma bela voz

Samba lê, lê; ô!, Samba lá, lá
É mocidade pra lá e pra cá(Bis)

E se liga, se liga, se liga meu povo
Já terminou e eu vou contar de novo
Se liga, se liga, ô! Se liga meu povo
Já terminou e eu vou contar de novo

GRES UNIDOS DO CABRAL

“DO SONHO DE ÍCARO Á ODISSÉIA DO HOMEM NO ESPAÇO – SANTOS DUMOND, O PAI DA AVIAÇÃO”
Autores: Mosart Monteiro/Paulinho do Cavaco

Mãe natureza!
Seus filhos continuam a sonhar,
E dos sonhos foram realizar
A proeza de poder voar,
Na mitologia grega,
“Ícaro” na imaginação
Deixou pra humanidade
Cultura para nova criação

Explode bateria!
Vem me encantar,
Meu sonho, minha história,
Faz arrepiar “Unidos do Cabral”
Com amor vamos contar. (Bis)

Ó Minas!
Em Minas Gerais nasceu!
Partiu pra lá, Paris, que emoção!
Viveu ali Alberto Santos Dumond,
O pai da aviação.
De Verde-Amarelo ao espaço subiu,
Em 4 de julho, o “Balão Brasil”. (Bis)

Que maravilha!
É fantástico! Foram tantas invenções!
Caprichosamente, vieram as transformações.
Até na “Lua” já fomos viajar.
Nossas crianças do futuro vão lembrar.

Pro espaço eu vou decolar
Eu canto, pulo e grito
Ao ver você voar.
Ó Mãe! ...(Bis)

GRES SAMBÃO

“A LENDA DA CANA-DE-AÇUCAR
Autor: Corrinho do Cavaco (J. Muniz)

Através da poesia que eu vou contar
e te dar mais alegrias pro povo cantar
Um dia, um dia a caminho do Egito
Assim diz os manuscritos
José, Maria e Jesus
Fugiam dos soldados
Estavam bem cansados
Refugiaram-se nas sombras
De um capinzal e Deus abençoou
Que desta planta sairia
Uma água tão doce
como mel que o povo cogitaria

Lúcifer o príncipe das trevas
Amaldiçoou o capinzal (nada legal)
Que desta planta nasceria
Uma água ardente que
levaria o homem a seu final

Falei do rum dos bucaneiros
E Baco deus do vinho
Foi pra avenida desfilar(e fez o quê?)
Bebeu whisky escocês
Saquê japonês e não quis parar

No país do futebol
Tem carnaval o ano inteiro
Nosso samba é o primeiro
Vamos “beber orar”
Cerveja no copo,
Champagne francês
Sambando junto com vocês(Bis)

No Sambão sambei, sorri, cantei
Mas que legal
No sambar sambei feliz fiquei
A nossa escola é genial

Nenhum comentário:

Postar um comentário