sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARNAVAL DE TERESINA - BRASA SAMBA

GRES BRASA SAMBA

Em 26 de Fevereiro de 1969 Edmilson Morais de Amorim, na época Baterista do grupo SAMBRASA, juntamente com vários amigos funda a escola Brasa Samba que, mesmo sem concorrer, em seu primeiro desfile fez o povo delirar com a inovação de levar para as ruas apenas instrumentos de percussão além de samba próprio, um samba de exaltação à Brasa Samba, composição do próprio Edmilson, o detalhe e que as escolas de samba da época se apresentavam com instrumentos de sopro e músicas do sul do país. Um ano depois, já desfilando oficialmente e com um bonito samba de exaltação chamado “ALÔ PESSOAL", de autoria de Virmazinho, logrou a Terceira colocação.
   
No carnaval de 1971, conseguiu o Vice Campeonato levando para a avenida um samba de exaltação chamado "SE O TEMPO DEIXAR”, onde brilhavam o talento de Torquato Neto.
   
No carnaval de 1972, a Brasa Samba repetiu o Vice Campeonato, mostrando na avenida o primeiro samba enredo do carnaval piauiense, onde Ary Sherlok retratou a "LENDA FOLCLÓRICA DOS DOIS RIOS ".
   
No ano de 1973 a Brasa Samba comparou "O PIAUÍ DE ONTEM E DE HOJE" , composição do jogador Tinteiro, que nos valeu o terceiro Vice Campeonato.
   
Em 1974, finalmente a escola Brasa Samba recebe o troféu de Campeã do Carnaval, depois de fazer um desfile empolgante enchendo de orgulho e alegria todos os componentes e simpatizantes, cantando as "LENDAS E COSTUMES DA BAHIA”.
   
Em 1975 a escola transformou a Avenida Frei Serafim no "MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA", mostrando em suas alas personagens da literatura infantil. Essa apresentação proporcionou a mesma o Bi Campeonato.
   
De 1976 a 1979 a Brasa Samba ficou com os quatro Vices Campeonatos fazendo grandes desfiles e mostrando na avenida os enredos: "NORDESTE DE TODOS OS TEMPOS”, "BRASIL COLONIAL", "LITERATURA DE CORDEL" E "BRASIL PANDEIRO”, respectivamente.

"HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM SENHOR!...” O MUNDO ENCANTADO DO “CIRCO” chega à Avenida Frei Serafim no carnaval de 80 através da Brasa Samba.  O público aplaude emocionado os malabaristas, domadores, trapezistas e palhaços.  Mesmo fazendo um emocionante desfile, a escola não passa da Terceira colocação.

Em 1981, o título máximo foi dividido com três escolas. A Brasa Samba foi uma das Campeãs, mostrando na avenida o enredo "CARNAVAL FANTÁSTICO, LINDO MARAVILHOSO”. Começava ali o reinado de 05(cinco) anos, o Penta Campeonato.
   
Chega o carnaval de 1982, a Brasa Samba faz um desfile invejável com o enredo "SÓ VER PRÁ CRER”, mostrando fantasias fantásticas e uma bateria nota 10, e depois a contemplação do Bi Campeonato.  
O "ETERNO VISUAL DE MARAVILHAS" que proporcionou o TRI em 83 foi empolgante e marcado pelo luxo e a riqueza mostrados ao grande público que aplaudiu de pé as belas fantasias vindas da BEIJA-FLOR(RJ) que embelezavam os carros alegóricos, e ainda as coreografias inimitáveis mostradas em todas as alas.
   
Em 1984 a Brasa fez um desfile tão empolgante quanto o do ano anterior, a imensa torcida da Brasa Samba dava um show à parte enquanto os membros passavam falando de "ETERNOS CARNAVAIS" . O resultado não poderia ser outro: mais uma taça para o acervo. Era a quarta consecutiva.
   
A "LUA" foi homenageada pela Brasa Samba no ano de 1985, e num magestoso desfile, de beleza, show e harmonia, fez com que a escola conquistasse o Penta Campeonato. 
   
Em 1986 por problemas de ordem financeira a escola Penta Campeã do carnaval não desfilou na avenida.
   
No ano de 1987 a Brasa Samba retorna a avenida retratando a década de 50, com o Cinema Mudo, o tema "COMO NOS VELHOS TEMPOS" foi muito bem apresentado mesmo sem o luxo e a riqueza de anos anterior e se que já tinha se tornado característica da Brasa Samba. A escola conquistou a segunda colocação.
   
No ano de 1988 outro ano triste para a família Brasa Samba. Problemas internos fizeram com que a escola não participasse do Carnaval.
   
No carnaval de 89 a escola volta com o tema "A NOITE É UMA CRIANÇA". Foi um desfile muito animado onde foi mostrado Cassinos, Bares e a retratação da famosa "BOITE ESTRELA" do saudoso Godofredo, e que faz parte da história de Teresina. Público e imprensa já davam como certa a vitória da Brasa, pela emoção contagiante que conseguiu transmitir a todos. Foi mais uma vitória da Brasa Samba que já era conhecida como a "ETERNA CAMPEÃ DOS CARNAVAIS".

O ano de 1990 foi marcante para todas as escolas. O descaso dos maus governantes fez com que os sambistas fizessem esforços sobrenaturais para conseguir desfilar. Até mesmo a decoração da Avenida foi triste, a falta de apoio também foi decisiva para que este fosse o último ano do nosso carnaval de rua. A Brasa mostrou na avenida o brilho com "AS MIL E UMA NOITES", e foi a Vice Campeã.

COMPOSITORES

ARY SHERLOK, AURÉLIO MELO, CRUZ NETO, EDMILSON MORAIS, FRANCÍLIO BIBIO, GEORGE MENDES, JOSÉ CARVALHO, JOSÉ RODRIGUES, LÁZARO DO PIAUÍ, MARIA JOSÉ GONÇALVES, MAGNO AURÉLIO, PAULO CUNHA, PEINHA DO CAVACO, QUENZÉN LEITÃO, SILIZINHO, PAULO BATISTA, VIRMAZINHO, TINTEIRO, DEUSDETH NUNES,  TORQUATO NETO E ZÉ MARQUES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário