terça-feira, 26 de julho de 2011

ESPAÇOS CULTURAIS DE TERESINA

TEATRO DE ARENA


A concha acústica de Teresina (Teatro de Arena) foi inaugurada em 5 de novembro de 1965, tornando-se palco das mais diversas manifestações culturais, corporativas e associativistas.
Localizado na Praça Mal. Deodoro - Praça da Bandeira, centro, dotado de dois camarins, tem capacidade física para 3.000 pessoas. Suas atividades e uso são subordinados ao Departamento de Artes da Fundação, através da Coordenação de Artes Cênicas.
Dentre os eventos ali realizados citamos o FESTIVAL DE MÚSICA DA CHAPADA DO CORISCO – CHAPADÃO, FESTIVAL DE TEATRO DE BAIRROS, FESTIVAL NACIONAL DE VIOLEIROS e PROJETO ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO VEM.

CASA DA CULTURA


Casarão do século XIX, antiga residência do Barão de Gurguéia,  é tombado pelo departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Natural. Denominada em 12 de agosto de 1994, abriga em suas instalações as Bibliotecas Jornalista Carlos Castelo Branco e Biblioteca de Arte Professor Wall Ferraz; museu bidimensional registrando fatos históricos; Coordenações de Cinema, Vídeo e Fotografia e Artes Plásticas; Sala de Vídeo com 50 lugares; auditório com capacidade para 60 assistentes; Orquestra de Câmara de Teresina; Coral da Cidade e Balé da Cidade. A Casa é dotada ainda da Galeria de Arte Lucílio de Albuquerque e pátio para eventos. Nesta Casa também acontecem os mais variados eventos, como Salão de Artes Plásticas e de Fotografia, Festival de Vídeo, Salão de História em Quadrinhos e lançamentos de livros, CDs, etc.

Rua Rui Barbosa, 348 – Praça Saraiva
Fone/fax: 3215-7849

TEATRO DO BOI

 

Antigo Matadouro Municipal transformado em Teatro Oficina em 1987, situado na zona norte da cidade, desenvolve trabalho artístico voltado à população carente da região, com oficinas de capoeira, flauta doce, contação de história, artes plásticas, iniciação às artes circenses, bumba-meu-boi mirim, teatro infantil, dança e banda marcial infanto-juvenil. O Teatro abriga em suas instalações espaço cênico com capacidade para 130 pessoas, sala de dança dotada de barras e espelho, Biblioteca Fontes Ibiapina com acervo didático, Galeria de Artes Fernando Costa e, anexo ao prédio, a “Quadra do Berro”, voltada para manifestações folclóricas e dinâmicas de grupo.

End.: Rua Rui Barbosa, 3033 – Bairro Matadouro, zona norte
Fone: 3215-7829


ESCOLA DE DANÇA FOLCLÓRICA DE TERESINA

 


Em anexo ao Teatro do Boi, ao lado da Biblioteca Fontes Ibiapina, foi implantada a Escola de Dança Folclórica de Teresina. Esta já dispõe de uma sala de dança completa, dois camarins e banheiro. Suas oficinas foram iniciadas em 2004.

EXPO-THE E ESPAÇO CULTURAL TRILHOS

 

 

Dentro das comemorações do sesquicentenário da cidade, em 2002, foram inaugurados esses dois novos espaços culturais nos galpões da antiga Estação Ferroviária.
A Expo-The reúne, em exposição iconográfica permanente, grande acervo sobre a história de Teresina. O Espaço Cultural Trilhos destina-se a apresentações e divulgação dos trabalhos de artistas locais nas áreas de música, dança, artes cênicas, lançamento de livros e exposições.

TEATRO 4 DE SETEMBRO


Está localizado na cidade brasileira de Teresina, Piauí. Conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Esta localizado na praça Pedro II, no Centro da capital e é o pricipal palco para as artes cênicas no Estado.
A idéia de construção do teatro foi de um grupo de senhoras e da Primeira Dama do estado, que anseavam por uma casa de espetáculos confortável e moderna para nova capital. O então Presidente da província do Piauí, o Dr. Theophílo dos Santos, iníciou a obra em dia 4 de setembro de 1889. A escolha o local foi a então Praça Aquidabã, hoje Praça Pedro II, pelas seguintes condições: terreno em bom nível topográfico, localização privilegiada.
A planta do teatro foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak, e a colocação da pedra fundamental no dia 21 de setembro de 1889, com Proclamação da República do Brasil, as obras não tiveram continuidade em virtude dos acontecimentos políticos do país.
Dia 21 de abril de 1894, foi inaugurado o teatro, em concorrida solenidade e aberto a visitação pública, apesar de ainda não possuir cenários, camarins, mobiliário e decoração. O primeiro espetáculo foi realizado em 29 de maio de 1895 e o primeiro filme em Teresina em 30-5-1901. Em setembro de 1909 foi iluminado a energia elétrica pela primeira vez, quando da apresentação por Mauro Queneau de seu aparelho aletorama. Foi também local de um baile.  
Em 1952, passou por reforma, sendo preparado para sediar as comemorações do primeiro Centenário de Teresina.
De 1973 a 1975, sofre uma grande reforma e ampliação que paralisam todas as atividades. Ressurgio como um teatro moderno, ampliado e equipado com as inovações técnicas da época.
Em 17 de junho de 1994, o Teatro 4 de setembro, através do Decreto nº 9198, passa a ser tombado pelo Governo do Estado. A partir de então, tornou-se possível a criação e execução do Projeto de Restauração da Praça Pedro II, culminando com uma reforma e revitalização completa do edifício nos anos de 1997 e 1998, através de recursos federais.
Essa última reforma priorizou os seguintes itens: reequipamento da caixa cênica com a instalação de novos equipamentos de som, luz e vestimenta cênica; e efetivar a integração do Teatro ao prédio do Clube dos Diários. Passando assim, o Teatro, a ser novamente o centro das manifestações culturais da cidade.
A direção e manutenção do Teatro encontram-se atualmente sob a responsabilidade da FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí.

CLUBE DOS DIÁRIOS


Inaugurado em 1922 Complexo Cultural Clube dos Diários é formado pela Sala Torquato Neto,Galeria de arte por constitui um espaço próprio para receber exposições diversas, exibições de filmes, solenidades, lançamentos de livros, shows nusicais dentre outras manifestações culturais e Espaço Cultural Osório Junior fica na área externa com bar, um belo jardim, fonte e esculturas de Glauco Sousandrade.
O prédio apresenta características do estilo eclético, com detalhes do neoclássico – colunas coríntias e frontão decorado, simetria da fachada e cobertura em telhas francesa – tipo chalé.
Espaço harmoniosamente integrado ao Theatro 4 de Setembro, no centro de Teresina. Restaurado e equipado, foi no passado sede de um clube social, com de manifestações culturais e literárias, solenidades cívicas e bailes de carnaval do século XVIII e século XVII. Hoje com auditório e espaço para exposições de arte, é referência cultural na cidade.

 

CINE REX

 

 

Na década de 1920 com o advento do cinema falado, as encenações teatrais caem em decadência,pelo desenvolvimento do cinema no Brasil a partir disso teve idéia de construir um cinema integrado com o teatro, foi a sala de exibição mais antiga do estado, e foi um grande sucesso durante as décadas de 1930 a 1980.
Com arquitetura modernista a sala de exibição principal tem 800 lugares e a segunda com 450 lugares,um hall com vitrais azuis, mármore italiano, e com um bar de madeira de mogno e com mais comleto sistema de som da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário