sábado, 23 de julho de 2011

CARNAVAL DE TERESINA - MAURO MONTEIRO - RELATOS



CARNAVAL DE 1959

Difícil foi encontrar alguma matéria sobre o carnaval do ano de 1959, mais no Jornal O DIA pude ler algo sobre as festas realizadas nos clubes. O Jockey Club anunciou a primeira clarinada de Momo e os sócios pagaram 100,00 (cem cruzeiros) e os não sócios 200,00 (duzentos cruzeiros) por ingresso. Matéria também encontrada no Jornal O DIA anunciava que no carnaval o asfalto já estará pronto. Não haverá poeira, nos dias do carnaval. O Jockey dará inclusive um banho a fantasia para moças.
Já no Clube dos Diários, na Presidência do Dr. Jorge Azar Chaib, as mesas eram cobradas ao preço de 1.000,00 (mil cruzeiros) para sócios e os ingressos a 150,00 (cento e cinqüenta cruzeiros) por pessoa. O carnaval de rua se restringia aos blocos e ao corso do Zé Pereira, com a presença das meninas da Paissandu nos seus caminhões de raparigas muito animados e coloridas com suas saias floral cobrindo as carrocerias dos caminhões. Vinham dos bairros de Teresina, blocos que depois de fazerem suas apresentações nas residências, deslocavam-se para a Praça Rio Branco e Pedro II, dando um colorido mais animado para a festa popular. Não tínhamos ainda escolas de samba.

CARNAVAL DE 1960

O nosso grande escritor, A. Tito Filho, escreveu para o Jornal O DIA, em 06 de março de 1960, a matéria com o título: “NOTAS  DE  MOMO  E  NOTAS  ESPARSAS”
Em 03 de junho de 1958, pelas colunas da “Folha da Manhã”, fiz exaustivo  estudo a respeito da origem da palavra carnaval, com opiniões de Korting,  Nascentes, Petrochi e tantos outros.  Fixei-me em duas teorias a primeira aceita hoje pelos etimologistas, que carnaval provenha do baixo-latim carnelevamen, interpretado por Stapers como carnis levamen, prazer da carne, antes da tristeza e continência da quaresma; a segunda foi sugestão minha, depois da leitura do livro de Stolz:  na história do idioma latim se fala no Carmen Arvale, restos da poesia religiosa cantada pelos frates arvales e acompanhada de danças em honra de uma deusa.  A esta sugestão acrescentei: não estará a origem do carnaval nesse canto dos irmãos arvales? Verdade é que a sugestão não possuía como não possui forte apoio fonético.

CARNAVAL DE 1961 A 1963
  
Nos anos de 1961, 1962 e 1963, não houve divulgação por conta da ditadura que se arrastava no país. Os jornais tiveram suas publicações proibidas, aí ficou difícil encontrar matérias sobre o carnaval.
                 
CARNAVAL DE 1964

Encontrei no Jornal o Dia em 08-02-1964, uma matéria que trazia todos os dias que iria iniciar e terminar o carnaval desde 1964 até o ano 2000. Achei legal. Engraçado é que os jornais não circulavam durante o período do carnaval, o de 1964, por exemplo, os jornais deixaram de circular no dia 09-02-1964, voltando apenas no dia 13-02-1964. Moleza para os jornalistas da época.
Outro dado que encontrei era a propaganda que os clubes faziam chamando os associados para os bailes de carnaval. Preste atenção: “Venham para o Jockey Club, pois o asfalto já chegou e não vai ter poeira para os foliões. Venham e ganhem prêmios como: Um corte, um par de sandálias japonesa, uma camisa, uma viagem ida e volta para São Luiz, um par de sapato, um par de brincos, um relógio, uma panela,  um quebra luz, uma rede, um livro, um armário, um par de alpargata, um baralho, um ventilador, uma cadeira de roda, um chapéu de couro, um termômetro, etc... No carnaval de 1964, o Bloco Bafo da Onça, tinha os seguintes membros: SERRATA, FRANÇA,  PAULINHO,  GALIZA,  DICO,  HENRIQUE,  WALTINHO,  SIZA,  MARQUINHO,  ZÉ REZENDE,  ZECA,  BEQUINHA,  CHANDOCA,  ANTONIO ALBERTO,  ALBERTO JR.,  JORGE,  JÚLIO,  TURUBA  E  A BALIZA  ERA  A  CEICINHA.
Neste carnaval desfilaram com muito sucesso, três fantasias muito bonitas para a época: Wortingern  Rocha usou “Índio Bossa Nova”, outra era de “Jânio Quadro, Vou Ser Professor em São Paulo” e a terceira era:  “Barragem de Boa Esperança”.
Já em 1964, a Prefeitura alegou que não tinha verba para bancar o carnaval, mais a pressão popular foi tão grande que a festa aconteceu da melhor maneira possível.  Neste ano Teresina, deu provas de que gosta mesmo é da festa das escolas de samba com bailes na avenida. No final da década de cinqüenta e início da década de sessenta, os jornais locais, davam mais notícias do carnaval do Rio de Janeiro, deixando o nosso entregue apenas aos clubes sociais, como também às proibições dos juízes de menores que tiravam o direito dos jovens de brincar. Em 1964, Teresina, tinha como Prefeito o Sr. Hugo Bastos, não encontramos o resultado do desfile nas pesquisas realizadas, apenas algumas matérias em jornais e algumas fotos. Certamente por conta ainda da ditadura que se implantou no nosso querido Brasil. Uma música de carnaval de autoria do compositor Ângelo Gabriel que tinha como título “De Poeta, Médico e louco”, fez muito sucesso no carnaval dos clubes como também de rua. Os Blocos, Corso do Zé Pereira e os bailes nos clubes sociais, é que faziam o carnaval progredir na época.

CARNAVAL DE 1965

No carnaval de 1965, o Prefeito Hugo Bastos continuou realizando o concurso para escolher a melhor música de carnaval para Teresina. Disputaram três composições: “Marcha da Inflação” do compositor Edilson Freire, ganhou o primeiro lugar. A outra vencedora foi um samba do compositor B. Assis e que tinha como título “Velha Saliente”. Outra música do compositor Miguel Tajra, também fez muito sucesso no carnaval e o título era “De Calhambeque na Pedro II”. As vencedoras receberam um prêmio no valor de 25.000 (Vinte e cinco mil cruzeiros cada), além da taça com o nome do Prefeito Hugo Bastos. Nesta década quem reinava como Rei Momo e sem rainha era o Rei Momo I e Único, só dava ele, não tinha concurso, quando o carnaval chegava, lá estava o rapaz pronto para reinar. Se não estou errado, neste ano Elvira Raulino, iniciava sua trajetória gloriosa no colunismo social do Piauí. O Bloco Bafo da Onça, era o que mais sucesso conseguia nos clubes sociais, na época do carnaval.
Tivemos o desfile dos blocos mais organizado e inclusive apresentando a campeã que foi o Bloco Império do Samba, que em 1965, mais se destacava.
Os blocos saiam de suas apresentações nos bairros e deslocavam-se para a Praça Rio Branco e Praça Pedro II, para as apresentações diante dos organizadores do carnaval.
          
CARNAVAL DE 1966

O Bi campeonato da escola Império do Samba, chegou para a alegria dos que fazem parte da agremiação.
No Carnaval do ano de 1966, Elvira Raulino com Paulo José, realizavam concursos para escolher a Rainha do Futebol e impulsionavam os blocos de clubes daquela década. Os blocos que brincavam nos clubes sociais eram: MAJUMBÃO – BAFO DA ONÇA – RABO DE BURRO – VIPS – PEPSIS – DEBUTANTES 65 – ESQUINDÕ – LAS SALEROZAS – AS INTOCÁVEIS – TURMA DO FUNIL – E AS FENOMENAIS.
Eu percebo que Elvira Raulino deu ao carnaval de Teresina, uma atenção especial, sempre tinha muitas matérias em sua coluna, tratando do carnaval, além das festas realizadas por ela. Vejamos esta que encontrei no Jornal O DIA, datado de 17 de fevereiro de 1966.  “O Carnaval de Rua em Teresina e o “Corso” somente um passeio. Nada para gente ver não existe mesmo. Que bom seria se fosse verdade que este ano teremos carros alegóricos. Só nos resta aguardar”.
Também eram escolhidas as melhores balizas do carnaval e a escola Piratas do Ritmo, ficou com o Primeiro Lugar, ficando o Segundo Lugar para a escola Escravos do Samba. Acho que estas balizas devem ser as Rainhas da Bateria de hoje. Os Clubes Esportivos como Flamengo, Ríver e Alto Esporte, Jockey club e Clube dos Diários realizavam com muito sucesso os seus bailes de carnaval.
No JCP, os bailes eram bem movimentados, tinha concurso para as fantasias mais original e de luxo, era escolhido os rapazes mais animados, tendo ganhado o primeiro lugar Hugo Napoleão Neto e em segundo lugar Antonio Wall Ferraz, para rainha e princesa do carnaval, as eleitas foram: Rainha: Cassandra Pádua e princesa: Lia Raquel.

CARNAVAL DE 1967

Neste carnaval, o Bloco Império do Samba, conseguiu o tri campeonato consecutivo nos desfiles de 1965, 1966 e 1967. Nesta década o desfile dos blocos começava a pegar forma de escolas de samba. Surgiram várias agremiações, juntando-se às da década de cinqüenta, formando assim um grupo maior e de melhor qualidade nos desfiles. A principal atração do carnaval neste período, era a escolha do Rei Momo, que era denominado de “Rei Primeiro e Único”, pois reinava isoladamente. A rainha do carnaval de hoje que na época chamavam de “Baliza” e também na festa de momo existia uma eleição para eleger a rainha dos clubes de futebol.
 Continuava na nossa Teresina, o grande atrativo no carnaval, os bailes realizados nos clubes sociais. Jockey Club, o principal local da sociedade de Teresina era o favorito.
        
CARNAVAL DE 1968

O ano de 1968, ganhou um novo rumo no carnaval, iniciando pelo concurso para a escolha da rainha, foi realizado no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, com a presença do Prefeito Jofre do Rego Castelo Branco e a Primeira Dama do Município Sra. Ditosa fez a coroação da eleita Maria Lopes Matos que desfilou em carro aberto pelas ruas e praças de Teresina, em companhia do Rei Momo, que nunca se fala o nome da majestade, apenas “O Rei Primeiro e Único”. A Rainha eleita Maria Lopes Matos, recebeu como prêmio da Prefeitura de Teresina a quantia de 300,00 (Trezentos cruzeiros) e a escola de samba Escravos do Samba, da rainha recebia 200,00 (Duzentos cruzeiros). Outra festa que fazia muito barulho na cidade era o Baile de Máscara, realizado no Jockey club do Piauí. Com a organização de Elvira Raulino. O Garrincha na época escreveu o seguinte: A escola de samba revelação foi a Araçagy do Samba, mas a campeã continuou sendo a Império do Samba, que levantou o quarto título. O carnavalesco Wortingern desfilou neste ano de Chefe Indígena.
         
CARNAVAL DE 1969

O desfile dos blocos carnavalescos ainda eram realizados na Praça Pedro II. O Prefeito, o Coronel Jofre do Rêgo Castelo Branco (já falecido) e a primeira dama Dona Ditosa (já falecida), realizaram apenas o concurso para a escolha da Rainha do Carnaval, e a eleita foi a jovem Maria Alice Chaves, representante da escola de samba Malucos por Samba. No carnaval de 1969, Jofre do Rego Castelo Branco, Prefeito de Teresina, comandava mais um bom desfile. O concurso para a escolha da rainha do carnaval foi realizado no Ginásio do SESC, com uma grande festa, valendo citar o corpo de jurados:
Presidente do Juri:  Vice Governador João Clímaco de Almeida.
Sra. Hercília Almeida; Primeira Dama de Teresina, Sra. Ditosa Castelo Branco; Secretária Walquíria Oliveira; Cronista Social Elvira Raulino; Dr. Osmar Mendes; Vereador Abizail Leôncio; Jornalista José Luiz Martins; Sr. Nonato Alves e Sr. Antonio Rocha. A Rainha eleita Maria Alice Chaves, foi coroada na Praça Pedro II, local dos desfiles nos dias do carnaval. A Escola Escravo do Samba, é destaque, ocupa o título de campeã, passando para traz à grande Império do Samba.

CARNAVAL DE 1970

Início da década de setenta, e já no primeiro ano, 1970, Elvira Raulino, Paulo José, Mauro Jr., davam grande atenção ao carnaval, tanto divulgando como realizando bailes carnavalescos. Aconteceu o primeiro desfile das escolas de samba na Avenida Frei Serafim, comandado pelo Prefeito José Raimundo Bona Medeiro, deixando o antigo local, a Praça Pedro II. O Armazém Paraíba e outras empresas davam prêmios em dinheiro aos classificados. A sociedade iniciava com mais fervor sua ligação com o carnaval de rua, através do casal Francisco (Chico Boi) e Marlene Araújo, acompanhados por Maria José Melo. A rainha foi enfaixada por Maria Helena Azevedo.
O empresário Aerton Fernandes, comandava sua escola do coração, a Escravos do Samba, que tinha também na bateria o Dr. Nazareno Araújo. Existia um carnavalesco de nome João Ovo Maluco que dava um verdadeiro show na Avenida Frei Serafim, com suas evoluções diferentes. Outro que arrebentava no carnaval era o saudoso Maurício José, que cantava o samba enredo da Escravos do Samba todo dia na Rádio Difusora, este fator deve ter colaborado muito para a escola levantar o bi campeonato em 1970.
Outro que alegrava o nosso carnaval era o ex-palhaço Xikita, que preferiu ser o Zé do Povo no carnaval. O Folião Wortingern Rocha mais uma vez deu um show ao lado do Estandarte da Escravos do Samba.     
Sofrimento neste carnaval era para os hoje empurradores de carros alegóricos. Na época, chamados de levadores de carros alegóricos.  As alegorias eram levadas nos braços.         
No Júri, estavam presentes: Dr. José Lopes dos Santos; José Eduardo Pereira; Dr. Jô e a Barradinha com o seu Marido Jimmy.
        
CARNAVAL DE 1971

Como em todos os carnavais de Teresina, a cronista social Elvira Raulino, deu um grande apoio ao evento. Nas páginas do Jornal O DIA, e em uma página inteira ela escrevia tudo sobre o nosso Reinado de Momo. Eu mesmo não tinha conhecimento de que esta jornalista dava tanto apóio ao carnaval de nossa terra. Portanto, devemos nós carnavalescos dedicar todas as honras a esta amiga do carnaval. Os clubes realizaram o bom carnaval com muita animação nos bailes realizados. O Prefeito Haroldo Borges, fez de tudo para realizar o desfile das escolas de samba, que foi considerado um carnaval pobre mais muito animado. A rainha eleita era dos quadros da Escola Escravos do Samba e o rei era o Rei Primeiro e Único. O maior sucesso do carnaval de 1971 foi a carioca Regina (já falecida), esposa do nosso Deusdeth Nunes, o Garrincha, desfilando pela escola Escravos do Samba, escola do coração do seu pai o Radialista Maurício José (já falecido).
Foi realizado o segundo desfile na Avenida Frei Serafim, onde ocorreu um grande carnaval. Tendo Teresina como Prefeito o Dr. Haroldo Borges (Hoje diretor administrativo da Câmara Municipal) e que contava como auxiliares da Comissão Organizadora do Carnaval, os senhores Jozias Carneiro (falecido); Deoclécio Dantas; Jofre do Rego Castelo Branco (falecido); José Ramalho; Homero Castelo Branco e Carlos Augusto. O famoso Wortingern Rocha, desfilou com uma linda fantasia denominada de Meu Fusca. Arrebentou na avenida. Uma figura ilustre, que fez muito sucesso neste carnaval foi a saudosa Regina Nunes, esposa do nosso Garrincha, que desfilou pela Brasa Samba. Neste carnaval a Rádio Difusora, realizava seus bailes populares pelos bairros de Teresina.
A Escola de Samba Escravos do Samba chega ao título de Tri campeã do carnaval de Teresina.

CARNAVAL DE 1972

Em 1972, tivemos um carnaval razoável, ainda comandado diretamente pelo prefeito, o Major Joel Ribeiro, não existia a COC, apenas membros assessores do prefeito. Para participar do Corso do Zé Pereira, existia uma taxa de 10,00 (dez cruzeiros) por carro que participasse e os motoristas eram obrigados a apresentar exame clínico em plena vigência como também exame psicotécnico, além da carteira de motorista de qualquer categoria. O Bacharel Hugo Soares da Silva era o diretor do DETRAN.
O que ficou de desagravo neste ano foi a proibição dos reis do carnaval Zezão I e Único e Iolete Loureiro, de subirem no palanque oficial das autoridades. O Carnaval era tão carrancudo que o resultado do desfile foi anunciado no Gabinete Oficial do Prefeito.
Surgia aqui na década de setenta, uma das grandes Escolas de Samba de Teresina, que se tornou campeã, a Brasa Samba que levanta o seu primeiro título, e que ainda hoje, faz grande desfiles conseguindo muitos títulos.

CARNAVAL DE 1973

No ano de 1970, foi fundada a Escola de Samba Piratinga do Rítmo, que teve como seu primeiro Presidente (eu não sabia) o Sr. José Farias e o Vice era o Vereador Vieira Toranga. Esta é uma informação que vai deixar muita gente assustada. Neste ano com o desfile na Avenida Frei Serafim, o Prefeito Joel Ribeiro dava para as agremiações apenas vinte minutos para desfilar e depois de anunciado o resultado não podia faltar as famosas brigas, Escravos do Samba, Malucos por Samba e Império do Samba, não gostaram da votação dos jurados, que deu o título de campeã para a Piratinga do Rítmo.
Então não vamos nos preocupar com essas brigas entre os presidentes, elas são um patrimônio do nosso carnaval. “O CIRCO” foi o tema da decoração da avenida para o carnaval de 1973, ingressos para assistir o desfile também era cobrado, como nos anos anteriores. A avenida ficou sem a alegria do carnavalesco Wortingern Rocha, que teve um problema na família, ficando proibido de comparecer ao carnaval. Não foi encontrado um rei e eleita a Rainha do Carnaval Maria de Lourdes Santos Carvalho, representante da Escola Escravos do Samba, ganhou o reinado na quadra do 25 BC reinando sozinha, por não ter um rei. Porém a rainha eleita me afirmou que não reinou solitária, tinha ao seu lado do Rei Chico Fortes. Desfilaram neste carnaval as seguintes escolas de samba: IMPÉRIO DO SAMBA – PIRATINGA DO RÍTMO – ESCRAVOS DO SAMBA – PIRATAS DO RÍTMO – SAMBÃO 73 – BAMBAS DA FOLIA – UNIDOS DA PALMEIRINHA – BRASA SAMBA – FARRAPOS DO SAMBA – ARAÇAGY DO SAMBA  E  UNIDOS DO TIRADENTES (Escola inscrita na última hora).

CARNAVAL DE 1974

O carnaval deste ano foi um dos mais prestigiados de Teresina, muitas matérias, divulgando, animando o povo para a festa de Momo. Foi o ano que brilhou a linda Claudete Trindade, como rainha do carnaval representante da Escola Sambão. Tinha um Rei, mas não se lê o nome do distinto em nenhuma matéria divulgada, mas tem fotos. Neste carnaval o nosso Deusdeth Nunes (O Garrincha) desfilou fantasiado de Miguel Pró e sempre muito bem acompanhado de sua Regina, nas alas da Brasa Samba. Os blocos de sujos já sofriam a ameaça de desaparecerem dos desfiles de Rua em Teresina, o que terminou acabando mais tarde.
O problema financeiro foi motivo de muita polêmica na época, a Prefeitura tirava o apóio para as escolas de samba, o motivo não se sabe. O Governo Alberto Silva assumiu o compromisso e liberou os 1.800,00 (mil e oitocentos cruzeiros) destinados para cada agremiação. Até o Rei e Rainha ficaram sem hospedagem. Eu não entendi porque hospedagem. Os quesitos que a comissão julgadora julgava neste ano eram: RÍTMO – MÚSICA – ENREDO – NÚMERO DE PARTICIPANTES – DESTAQUE DO ENREDO – FANTASIAS – PONTUALIDADE E  COREOGRAFIA.
E a escola campeã do ano foi a Brasa Samba, que recebeu o prêmio de 2.000,00 (dois mil cruzeiros).

CARNAVAL DE 1975

No carnaval de 1975, aconteceu de tudo, muito engraçado, até jornalistas foram proibidos de participar do corpo de jurados para julgar as escolas de samba, tudo porque o júri que escolheu os reis do carnaval descobriu que os candidatos eleitos já tinham programado a vitória com alguns jornalistas, muito antes do dia do concurso. Já pensou, no carnaval qualquer figura chega e logo quer proibir alguma coisa.
As escolas que desfilaram neste ano foram: BRASA SAMBA – SAMBÃO – ESCRAVOS DO SAMBA – IMPÉRIO DO SAMBA – MALUCOS POR SAMBA – ARAÇAGY DO SAMBA – FARRAPOS DO SAMBA – PIRATAS DO RITMO – BAMBAS DA FOLIA – PALMEIRINHA – PIRATINGA DO RÍTMO – ACADÊMICOS DO SAMBA.
Pedrinho Almeida foi o decorador que realizou o trabalho de decoração na avenida para o desfile das escolas de samba. Vimos por lá muitas figuras representando sambistas, palhaços e muitos outros. Levando para ver as escolas algo em torno de seis mil pessoas. Neste ano desfilou como bloco a torcida do River com o Bloco Puleiro do Galo. Só tivemos mais dois blocos no carnaval. A sociedade sempre prestigiando os clubes sociais e o carnaval em geral. No corpo de jurados muitas pessoas da mais alta sociedade presentes. Vejamos:

JURADOS DO CARNAVAL DE 1975

Um esclarecimento que devemos tomar conhecimento sobre o  corpo de jurados. Eram três dias de desfile e cinco jurados para cada dias.
Primeiro dia: Coronel Luis Santos, Advogado Cinéas Chagas Santos, Sec. De Cultura Américo Gonçalves de Almeida, Coronel Eliseu Nascimento e o Poeta Hardi Filho.
Segundo Dia: Compositor Francisco de Assis Davis de Abreu, Professora Clotilde Rocha Felicíssimos, Desembargador Lopes Sobrinho e Nelton Mendes Cirne. Como vemos, faltou um jurado.
Terceiro dia: Professor José Luiz Santos, Capitão João de Aguiar Costa, Médico José Eduardo Pereira, Diretor Administrativo do Teatro Quatro de Setembro Tarcísio Prado e Rubens Barbosa Lima.
O Sambão, não concorda com o resultado do carnaval e o seu Presidente Francisco das Chagas Oliveira, (O Chaguinha Presidente Pé Quente) bradava na Baixa da Égua: “Sem querer a COC deu total apóio para as outras escolas”. A reclamação era em  torno do tempo que o Sambão recebeu para se apresentar em frente ao palanque de apenas dez minutos enquanto que as outras ficaram com vinte minutos. É que naquela época as escolas de samba, ficavam paradas em frente aos jurados e autoridades fazendo suas evoluções, com isso o restante da avenida virava um desfile de sete de setembro. Mas a principal atração na Avenida Frei Serafim em 1975, foi o carro alegórico da Piratinga do Rítmo que trazia um peixe piranha de tamanho gigante para a época, media 2 metros e 20 centímetros de altura por 3 metros e 20 centímetros de comprimento e pesando 130 kilos. Não é história de pescador, aconteceu realmente.
Para conhecimento de todo um grande vendaval caiu sobre Teresina, na hora do desfile, obrigando o cancelamento das cinco últimas escolas de samba realizar seus desfiles, ficando para a segunda feira. A Brasa Samba recebe neste ano o seu primeiro bi campeonato do nosso carnaval e com muita justiça.

CARNAVAL DE 1976

Em 1976, começa a trajetória gloriosa da Escola de Samba Sambão, que conseguiu levantar o seu primeiro título de campeã do carnaval de Teresina, deixando para traz agremiações famosas como Brasa Samba, Império do Samba, Piratinga do Rítmo e Escravos do Samba.     
         Neste ano, houve um grande baile que reunia toda a sociedade teresinense e que tinha como avalista Mauro Jr. Posso dizer que era uma loucura essa festa intitulada BALMASK, cheguei ir algumas delas. Um problema aconteceu em 1976, que tirou um pouco o brilho do carnaval, foi a falta de bebidas, com este fato os preços foram majorados em todos os clubes e até na avenida. Aconteceu também o grande sucesso da querida Barradinha, com a música “Caindo na Farra”, que tocava em todo o país e nas paradas carnavalescas da Bahia, chegou ao primeiro lugar, uma glória. Aconteceu no Tiradentes Clube, o Tigrão, o concurso para a escolha dos reis para o carnaval de 1976. Uma bela festa que contou com a presença do Presidente da COC Dilson Luis Trindade e do Prefeito Wall Ferraz, que anunciou o resultado dos eleitos, José Francisco Chagas da Silva e Gleyds Alcântara Trindade, de 22 anos e que pertencia aos quadros da Acadêmicos do Samba.
O Juri foi formado por: Diógenes Brayner de O DIA, J. Barros do O ESTADO, Pedro Alcântara do Jornal A HORA, Lúcio Mapurunga do A TRIBUNA, Clayton Silva da Rádio Pioneira, Arimatéia Azevedo do CORREIO DO PIAUÍ, Paulo Andrade do O POVO e o Presidente da COC, que presidiu o júri.

CARNAVAL DE 1977

No carnaval do ano de 1977, tivemos uma movimentação muito grande nos clubes sociais, tudo graças ao trabalho da cronista social Elvira Raulino, Paulo José, Mauro Jr e Climério Lima, que na década de setenta até oitenta comandavam a animação da sociedade na época do carnaval. Eles comandavam até o desfile de fantasias. Vejamos matéria do Jornal O Dia, do dia 20 e 21 de fevereiro de 1977:

BAILE DE FANTASIA:

O CAMPEÃO PIAUIENSE
O carnaval do sul tem seus Clóvis Bornay, Mauro Rosas, Wilsa Carla, etc. No Piauí nós temos Jim Moraes, Lulu (Luiz Gonzaga Barros de Araújo), José Alves Neto, Fernando Costa, Braz Mesquita, Paulo José e Firmino Filho, que proporcionaram belíssimo espetáculo à sociedade teresinense, em movimentada noite na churrascaria “A PONTE”, tendo como promoventes esta jornalista e Climério Lima. Eles concorreram a prêmios.

AS FANTASIAS USADAS FORAM:
Lulu Maravilha – REDADOR DE FLORES;
Jim Moraes – REI DA FOLIA
José Alves Neto – ESCRAVO DA NOITE DE GALA;
Fernando Costa – SONHO ORIENTAL;
Braz Mesquita – PRINCIPE ORIENTAL;
Firmino Filho – EXALTAÇÃO AOS BANDEIRANTES e
Paulo José – CHICO, REI DOS PALMARES EM GRANDE GALA.

O primeiro colocado foi Jim Moraes, o segundo foi  Paulo José e em terceiro, Fernando Costa. Neste carnaval o nosso querido Nelito Marques usou uma fantasia de destaque da Escola de Samba Brasa Samba que representava Pedro Álvares Cabral, fazendo um grande sucesso na avenida.
Foi neste ano de 1977 que Pedrinho Almeida, Paulo José, Nelito Marques e Moacir Monteiro, tiveram a idéia de  fundar uma  escola de samba, aí veio a nossa Show Samba,  que teve sua fundação no dia 21 de abril de 1977.  Os primeiros sócios  fundadores foram:  Maurílio de Araújo Lima,  José  Ferreira de Sousa, Luis Antonio Gadelha de Alencar, Aluizio Soares Pacífico, Astrojecílio Nogueira, Miguel Prado Gonçalves, que formam o Conselho Fiscal.
A Show Samba desfilou para primeira vez, no ano de 1978 com o enredo “O Brasil Canta e Dança no Piauí” e os primeiros compositores foram: O padrinho da escola Mano Décio da Viola e seu parceiro Rubens da Vila. Foi Campeã e em 1979, desfilou no Primeiro Grupo, ficando com o terceiro lugar. De 1981 a 1984 a agremiação se ausentou dos desfiles para voltar no ano de 1985 com o enredo VEM NORDESTIADO, com letra de Lázaro do Piauí e Mauro Monteiro, como Puxadores: Mozart Monteiro e Capiba.
A diretoria era formada por:
PRESIDENTE HONRA – Maurílio de Araújo Lima
PRESIDENTE – Mauro José Monteiro de Sousa
VICE PRESIDENTE – Luiz Antonio Gadelha de Alencar
TESOUREIRO – Miguel Prado Gonçalves
SECRETÁRIO – Assis Santiago
RELAÇÕES PÚBLICAS – Lourival José da Silva (que depois foi Presidente)
DIRETOR DE BATERIA: Carlinhos Mussum
O Sambão não deixa por menos e já conhece o seu primeiro bi campeonato, deixando a comunidade da Baixa da Égua, toda eufórica.
       
CARNAVAL DE 1978

Mais uma grande agremiação surge entre as demais do nosso carnaval, ganhando o título de campeã do ano de 1978. A Skindô veio para ficar e se consagrar como escola de samba que prima por suas apresentações e conseguindo um número muito grande de admiradores.        
Em 1978, Elvira Raulino, comandava o carnaval que tinha como Rei o Radialista da TV Rádio Clube o Gilson Gonçalves e como Rainha a bela Edileuza de Arêa Leão, e teve como tema na avenida “Reminiscências”. A Comissão Organizadora do Carnaval tinha como Presidente Dr. Renato Bacelar. As melhores fantasias deste ano eram usadas por Pedrinho Almeida da Brasa Samba com o tema “O Pierrot da Brasa” e o nosso Arnaldo Teles, usava “O Rei Sosalo” da Skindô. A Piratinga do Rítimo trouxe o melhor samba com a assinatura de Aurélio e José Rodrigues. Já Eudes Pereira da Acadêmicos do Samba, ganhou como melhor mestre-sala. Foi um bom carnaval e contou com a presença até do nosso governador Dirceu Mendes Arcoverde, na Avenida Frei Serafim. O corpo de jurados foi escolhido por Elvira Raulino, Maria Augusta Pereira da Silva,  Geraldo Mágno e Amália Teles e foi  composto dos seguintes membros:
ALEGORIA – José Everardo de Moraes, Clotildes Rocha Felicissimo e Maria de Lourdes Nunes Brandão;
MÚSICA – Emanuel Coelho, José Caetano de Paula e Glória Matilde Soares;
LETRA DO SAMBA ENREDO – Herculano Moraes, Rubervan do Nascimento e A Tito Filho;
BATERIA – Antonio Marques Ferreira, José Humberto de Melo;
EVOLUÇÃO EM CONJUNTO – Gladstone Weyne, Noé Mendes e Rubens Barbosa Lima;
CARACTERIZAÇÃO DO ENREDO – Lilizinha Castelo B. Carvalho, Leopoldo Portela e Joseth Vilson;
FANTASIA – Gercina Barbosa, Lídia Oliveira e Amparo Paiva;
CRONOMETRAGEM – José Ronaib de Oliveira, Valter Soares e Judith Lima Verde Cavalcante;
FIDELIDADE AS CORES OFICIAIS DA ESCOLA – Guido Nazareno Monteiro, Aldora Lebre e Jorge Antonio de Castro Riso e
EVOLUÇÃO E TRAJE DE MESTRE-SALA – Regina Araújo Lima, Nataniel Memória e Bartolomeu Vasconcelos.

CARNAVAL DE 1979

Foi neste ano que Georzila, a rainha eleita no concurso, sumiu exatamente no dia do desfile do Zé Pereira, foi um bafafá danado, ninguém sabia por onde andava a bela morena e ficou por isso mesmo ela não foi encontrada, assumindo seu lugar a Erotildes, que reinuo fazendo um grande carnaval com muita animação e entusiasmo. Neste ano o Prefeito era o Prof. Wall Ferraz, o Presidente da COC era o Geraldo Mágno, mas quem mandava era o Dr. Renato Bacelar. Neste carnaval que aconteceu uma das maiores confusões logo depois do resultado final, o Sambão ficou em quinto lugar e o José Cardoso Filho, diretor da escola, soltou a língua criticando a COC, Jurados e os Presidentes das demais agremiações.
Um absurdo era o número de escolas que desfilaram neste carnaval, em número de dezesseis agremiações e o desfile tinha início às 17h00.
Quando o grandioso Maurílio de Araújo Lima era o Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Teresina, e Presidente da Escola de Samba Show Samba e o Prefeito de Teresina, o mito, Wall Ferraz, o carnaval já trazia grandes confusões. È que não se pode querer que o carnaval seja uma sala repleta de monges..
O concurso para escolher o rei e a rainha aconteceu e os eleitos foram: Pedro Silva e Georzila Gomes Rodrigues, tudo dentro da mais perfeita tranqüilidade. Certo fim de semana a beldade Georzila foi procurada para uma das obrigações como rainha e para surpresa da COC, a rainha não foi encontrada em sua residência e nem em Teresina, foi um rapapé danado. Pergunta-se ao rei, não sabia de nada, pois vamos dar um prazo para que ela apareça, caso contrário, vamos substituí-la com urgência pela Erotildes. Consta que a beldade não ficou satisfeita com o resultado da escolha do rei, pois seu noivo Antonio José, perdeu para o Pedro Silva.
Na pesquisa que realizei no Jornal O DIA, consta que nem Georzila, nem Erotildes assumiram o trono de rainha do carnaval mas sim a estudante Alice Áurea Sousa de 22 anos, proprietária do salão de beleza Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e que morava na Rua Clodoaldo Freitas 7751, Vila Operária, pertencente aos quadro da Sambão.
Neste mesmo ano, os presidentes das escolas de samba estavam ávidos para receberem a verba destinada para o carnaval, o Presidente da COC, já estava muito aborrecido com tanto pedido de liberação da bendita verba, todo dia tinha a presença de vários presidentes na COC.  Depois de liberar a verba a Prefeitura solicitou ao Presidente da COC que convocasse as escolas para uma reunião com a intenção de realizar na Praça Saraiva uma Prévia carnavalesca para movimentar o desfile na Avenida Frei Serafim. Todos foram convidados mas não apareceu um só representante de escola de samba.
Outro fator que não trouxe sucesso neste carnaval foi o Zé Pereira. Passou despercebido pela sociedade, o corso do Zé Pereira de Teresina, muito fraco sem nenhuma manifestação.
Esse negócio de presidente de escola criticar o resultado vem de longe, neste carnaval, logo após o resultado a diretoria do Sambão, não gostou. Veja matéria de O Dia em 02 de março de 1979.

ESCOLA CRITICA COMISSÃO

Em nota distribuída ontem a tarde à Imprensa Teresinense a Escola Sambão,  colocada em quinto lugar no carnaval deste ano, considerando-se prejudicada diz que o corpo de jurados que este ano avaliou o desfile, é composto de “analfabetos, que não sabem criticar e que são guiados por braços de amizades”. Eles protestam contra o resultado da classificação e afirmam que houve erro grave da COC na apuração dos resultados, “o que prejudicou a escola”. A Escola Sambão, segundo seus diretores, está disposta a não participar do desfile do carnaval de 1980, caso não haja uma retificação dos pontos, o que influirá na sua colocação.
O Diretor de Relações Públicas da escola, José Cardoso Filho, era o que mais reclamava dizendo que os critérios para a apuração eram apenas seis e não dez como foi feito pela Comissão Organizadora do Carnaval.
Não teve jeito, a Skindô, levanta o seu bi campeonato, pelo magnífico desfile e a carcamanada faz uma verdadeira festa para os periquitos. Laurenice França era a grande estrela da escola.

CARNAVAL DE 1980

A Diretoria da Escola de Samba Sambão, volta atrás e vai para a avenida mais bonita do que nunca, levando muita garra em busca do título.
O carnaval do ano de 1980, mais uma vez o público que iria assistir ao desfile na Avenida Frei Serafim, teve que encarar a venda de ingressos ao preço de 20,00 para adultos e de 10,00 para crianças, foi oferecido em torno de 1000 lugares para as arquibancadas do carnaval que tinha como Tema: “FOLIA 80”.
Não demorou muito para a Skindô ganhar o terceiro campeonato consecutivo e firmando-se nesta década como a mais vitoriosa das escolas de samba de Teresina. Com as cores verde e branco a agremiação agradou ao público e jurados.
Muito merecido este tri campeonato, pois a agremiação fez por merecer, firmando-se como a grande vencedora da década.
A Avenida Frei Serafim, ficava lotada de pessoas para ver as escolas de samba desfilar, deixando os organizadores do carnaval e a prefeitura, satisfeitos com o festejo de momo teresinense.

CARNAVAL DE 1981

Já em 1981, como o Tema: “ALEGRIA 81”, aconteceu um fato muito diferente, a rainha do carnaval tinha que ter um peso mais ou menos igual ao do rei mono, ou seja, uma rainha Moma, o peso das candidatas tinha que ser no mínimo de 80 kg. O concurso ocorreu na Praça Saraiva, com coroação e tudo mais. Paulo Camuri era o Presidente da COC da época, que realizou o Primeiro Baile Municipal com o concurso de fantasia sendo muito prestigiado, inclusive contando com a presença de toda a sociedade teresinense.
Estavam presentes o Governador Lucídio Portela e o Prefeito Bona Medeiros, foi sem dúvida um show. Mariano Marques foi o grande ganhador dos prêmios tanto de Luxo como de originalidade. Para este concurso, veio de Fortaleza duas fantasias que receberam medalha de prata pelo desfile. Fizeram uso das mesmas: Madame Kabler e Guto que deram um colorido especial ao concurso. De Teresina, todos os grandes mestres estavam presentes: Paulo José, Lulu Maravilha, Firmino Filho, Jim Morais, Ivana Bastos que usou a fantasia “Imperatriz Tereza Cristina e outros concorrentes. A COC, além do Presidente Paulo Camurça, tinha mais Arimatéia Azevedo, Ted Drummond, Sulica, Gilberto Melo e Feitosa Costa. Elvira Raulino comandava os concursos de fantasias da época que foi realizado no Centro de Convenções. Neste ano a sociedade de Teresina era agitada a participar do carnaval, tendo na linha de frente o casal Dr. Francisco Araújo e Marlene Borges Araújo, guiados por Paulo José, Mauro Jr, Elvira Raulino e Climério Lima. 
Para não fugir a regra, o resultado do desfile das escolas de samba foi um tremendo bafafá, briga feia mesmo, chegando os Presidentes Fernando Monteiro da Ziriguidum e Jamil Said da Skindô, fazerem ameaças de retirarem as agremiações do carnaval. Tem registro de que o Prefeito Bona Medeiros, para acabar com a briga dos presidentes da Brasa Samba, Ziriguidum e Skindô, proclamou as três escolas como campeãs do carnaval de 1981.

CARNAVAL DE 1982

Com o tema “Carnaval no Parque”, o Presidente da COC, Jorge Lopes e o Prefeito Bona Medeiros, o carnaval foi aberto na Praça Saraiva, com muita animação por um Trio Elétrico, que veio da Bahia pela primeira vez e que se chamava “Trio Tabajara”, despesas assumidas pela Prefeitura Municipal de Teresina e o Governo do Estado, foi àquela animação
Uma das maiores briga entre os Presidente aconteceu neste ano e no dia do sorteio da ordem do desfile das escolas de samba, a briga veio antes do resultado. Não tem jeito estes presidentes. A Escola de Samba Skindô, que tinha como presidente na época Saba Said, fez no Círculo Militar a apresentação do seu samba enredo, realizando inclusive um desfile de fantasia, coordenado pelo carnavalesco da escola Arnaldo Telles. É tudo que pede o carnaval, para a alegria geral.
Quem pensa que o nosso locutor oficial do carnaval o Zé Lula, é novo, está muito enganado, em 1982, ele já atuava como repórter na avenida do carnaval e nos resultados dos desfiles. É uma figura que o carnaval deve muito. Continue assim amigo. Neste ano tivemos muitas escolas de samba para desfilar, eram onze agremiações no asfalto. Não posso concordar com este número, porque o tempo do desfile, não comporta este número de escolas, e a qualidade das escolas de samba, ficava a desejar. A Brasa Samba, levanta neste ano o seu segundo bi campeonato, dando a idéia de que na década de oitenta, ela será a grande atração.

CARNAVAL DE 1983

No ano de 1983, o carnaval tomou um rumo muito bom, todos os bairros estavam empolgados em participar da festa. No bairro Mocambinho foi criado até uma escola de samba “Alagados do Mocambinho”, que nos apresentou como samba enredo, a seguinte letra, de autor desconhecido.

AS CASAS FORAM CAINDO / NUMA IMPLOSÃO GERAL
O CHÃO AFUNDAVA TODO / ERA UM GRANDE LAMAÇAL
AS FAMÍLIAS APAVORADAS / NÃO SABIAM O QUE FAZER
SE SALVAVAM OS SEUS FILHOS / OU O FOGÃO E TEVÊ
E NAS RUAS BEM ESTREITAS / NÃO ENTRAVA UM CAMINHÃO
O TRANSPORTE ERA CANOA / FLUVIAL EMBARCAÇÃO.

NO MAIOR SUFOCO / NO MEIO DA CONFUSÃO
APARECEU UM MULATO / COM GRANDE DISPOSIÇÃO
ELE DIZIA AGORA / EU QUERO ENCONTRAR
O CANDIDATO / QUE ME MANDOU PARA CÁ
CARNAVAL É ALEGRIA / ISTO TODO MUNDO SABE
MOCAMBINHO NA FOLIA / PATROCÍNIO DA COHAB.

Os blocos foram para a Prainha, local que a Piemtur escolheu para a apresentação dos blocos. Foi uma medida feita para tentar encontrar um lugar para o desfile das escolas de samba, pois já naquela época a Avenida Frei Serafim, não suportava a grande multidão que ia assistir aos desfiles. Neste carnaval a COC era conjunta entre Prefeitura SEMEL, Dídimo de Castro e Governo Piemtur, Elvira Raulino. Formaram naquele ano um júri muito qualificado para julgar as escolas de samba, vejamos:

CRONOMETRAGEM: Rogério Castelo B. Silveira e Lauro Brandão
SAMBA ENREDO: Santana e Silva e José Elias Areia Leão
MESTRE SALA e PORTA BANDEIRA: Robert Willian  e Hely Batista
HARMONIA: José Nunes e Aparecida Vilarinho
BATERIA: Josias Clarence Carneiro da Silva e Francisco Costa
FANTASIA: Fernando Costa e  Tércia Leal
ALEGOLIA e ADEREÇO: Nonato Pintor (Oliveira) e Heldete Fonseca
EVOLUÇÃO e CONJUNTO: Vespasiano Rubim Nunes e Luiz Alberto Falcão

Na apresentação dos jurados, o Fernando Monteiro criticou os nomes. Naquela época os jurados eram apresentados ao conhecimento de todos com antecedência e Elvira Raulino, logo rebateu. No dia do resultado que aconteceu no Auditório Herbert Parente Fortes, a confusão foi formada e os Presidentes Fernando Monteiro e Jamil Said, tiraram dos desfiles as escolas de samba Ziriguidum e Skindô. Frase de Elvira Raulino ao final do carnaval: “Entrei no fogo e não me queimei”. Elvira que tinha como assessores Climério Lima e Maurício José responsáveis pela animação nos bairros.
Aconteceu também neste ano a minha presença como puxador de samba da Escola de Samba Malucos Por Samba e o enredo era “CANTA BRASIL”. Também Zeca Couro Velho, estava ao meu lado tocando uma linda Cuíca.
Confirmando sua grandeza, a Brasa Samba, ganha o tri campeonato do nosso carnaval.

CARNAVAL DE 1984

No carnaval de 1984 o Prefeito era Freitas Neto que realizou o concurso de fantasia no Centro Artesanal. Carlota Freitas, como Presidente do SERSOM, colaborou muito com o evento. Dídimo de Castro era o Secretário de Esportes de Lazer e Presidente da COC.
Neste carnaval a Escola de Samba Brasa Samba levanta a taça do quarto campeonato conseguido nos anos de 1981, 1982, 1983 e 1984, tomando de conta da década de oitenta do nosso carnaval.
Foi mais um grande carnaval que a Prefeitura de Teresina organizou, tento à frente desta coordenação o nosso competente Dídimo de Castro e sua equipe da SEMEL. A Av. Frei Serafim mais uma vez recebe grande número de público para prestigiar o desfile das escolas de samba e ficar para o grande baile logo após a apresentação das escolas.

CARNAVAL DE 1985

Mostrando muita garra e animação, a Brasa Samba consegue o seu quinto título no carnaval de Teresina.
Neste ano o carnaval teve uma movimentação mais animada com prévias nos bairros, concurso de fantasia no Verdão com muita movimentação tende o seguinte resultado:

ORIGINALIDADE FEMININA:
Primeiro Lugar: Dulcinéia Costa com a fantasia Bumba-Meu-Boi, pertencente a escola de samba Show Samba;
Segundo Lugar: Rita Fonseca com a fantasia Iemajá, Rainha das Águas Sagradas do Mar, pertencente e escola de samba Brasa Samba.

ORIGINALIDADE MASCULINA:
Primeiro Lugar: Lulu Maravilha com a fantasia A Glória do Artesanato Piauiense, pertencente a escola de samba Unidos da Saudade;
Segundo Lugar: Augusto Oliveira com a fantasia Folia de Reis, pertencente a escola de samba Brasa Samba.

LUXO FEMININO:
Primeiro Lugar: Jany Padilha com a fantasia Pássaro Real, pertencente a escola de samba Brasa Samba;
Segundo Lugar: Maria Geórgia com a fantasia A Noite da Grande Dama, pertencente a escola de samba Brasa Samba.

LUXO MASCULINO:
Primeiro Lugar: Mariano Marques com a fantasia Apoteose Angelical, pertencente à escola de samba Show Samba;
Segundo Lugar: Pedrinho Almeida com a fantasia O Fogo Sagrado, pertencente à escola de samba Brasa Samba.
Para este concurso vieram do Rio de Janeiro, dois destaques da Beija Flor, para uma apresentação especial. Isabela Dantas e Isidoro Santos foi um sucesso.
O Rei Francisco Lopes de Oliveira (O Caquinho) e a bela Rainha Zoráia Lima, deram um show de samba.
O nosso Nonato Oliveira era membro da Comissão Organizadora do Carnaval e muito colaborou para a grandeza do carnaval, com suas criações belíssimas, tanto na avenida como nas escolas de samba.

CARNAVAL DE 1986

Contam os historiadores que até 1858 não se podia dizer que existia Carnaval em Teresina. Tudo não passava de simples brincadeiras com bisnagas com água, vinagre e coisas parecidas, tudo muito sujo, literalmente. Mas em 1859 aconteceu o que se pode chamar de primeiro Carnaval de Teresina. Foi quando se fundou a “sociedade carnavalesca”. O baile de máscaras aconteceu no Teatro Santa Teresa, e os desfiles de músicas e de cavalheiros percorriam ruas da cidade. Nesta época, rapazes já se fantasiavam vestidos de mulheres. Desde então, a festa não parou mais. A folia de Momo se espalhou pelos clubes, bares, ruas e avenidas. Seja em pequenos blocos ou em grandes escolas, a festa carnavalesca sempre teve vez em Teresina. Crises financeiras e de organização fizeram com que o brilho do nosso Carnaval perdesse um pouco de sua intensidade em alguns anos, mas apagar... Jamais! Quando as escolas mostravam sinais de fraquezas, os blocos mostravam força e vice-versa. E quem participa diretamente da festa garante: o Carnaval de Teresina está hoje muito belo e forte. Os integrantes das escolas de samba que iniciam hoje (2) seus desfiles na Avenida Marechal Castelo Branco prometem uma festa com muita animação, beleza e colorido nunca vistos antes.
A receita? É simples. A primeira escola de samba de Teresina surgiu em 1940 e deste tempo a maioria das pessoas que começou não parou mais. O resultado não poderia ser outro: muita experiência e amor na ponta do pé. O resto?  É só alegria!”
Neste mesmo caderno (METRÓPOLE), do Jornal O DIA, podemos encontrar um belo trabalho feito por Marcelo Costa, nas páginas 4 e 5, onde temos matérias a respeito de Mestre Sala e Porta Bandeira, Caminhão das Raparigas, Blocos Carnavalescos, Escolas de Samba, As Alegorias e Adereços do nosso carnaval, NICINHA, O MITO POPULAR, o tempo que o carnaval ficou parado. E na página 8, uma matéria do nosso compositor apaixonado JAIME MARTINS. Quero aqui parabenizar o repórter Marcelo Costa e encomendar aos que gostam de carnaval, para procurar ler o trabalho feito com muito carinho do repórter. Agradecer também ao ilustre repórter a reportagem brilhante, que agora faz parte da história do carnaval de Teresina. Obrigado, caro, Marcelo Costa. 


Extraído do Livro História do Carnaval e Samba de Teresina   

Nenhum comentário:

Postar um comentário