sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARNAVAL DE TERESINA - SAMBÃO

GRES SAMBÃO

FUNDAÇÃO: 17 DE JANEIRO DE 1973
CORES: ROSA E BRANCO

O Grêmio Recreativo Escola de Samba "SAMBÃO" surgiu a partir do movimento de jovens da conhecida Baixa da Égua, localizada na Rua Benjamin Constant, mais precisamente na Quinta Velha, embaixo de um umbuzeiro.
   
Em 1972, a turma que se reunia à sombra do saudoso Umbuzeiro resolveu desfilar como bloco de sujos, causando "frisson" na Avenida Frei Serafim devido ao número de componentes e ao ritmo frenético de sua bateria.
   
Em 1973 o pessoal do bloco resolveu dar um salto e inscreve-se para disputar o título com as escolas tradicionais. O empenho de toda a comunidade resultou em um festejado 3(terceiro) lugar, com direito a três dias de desfile.
   
Em 1974 o SAMBÃO cresceu em número de componentes e atraiu teresinenses de todas as classes sociais. No ano posterior a Escola resolveu oficializar as cores rosa e branco como sendo as de sua bandeira e apresentou o tema "MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA" , ficando com um honroso segundo lugar.
   
Em 1976 foi o ano da consagração para o Grêmio Recreativo. Naquele ano surgiria o primeiro campeonato com "SAUDAÇÕES AOS ORIXÁS". Daí em diante a Escola continuou evoluindo e participando dos desfiles, sagrando-se campeã por mais três vezes e em outros vices.
   
O saudosismo do SAMBÃO faz questão de reverenciar sambistas que passaram pela Escola como Claudete Trindade, Rainha do Carnaval, Miss Piauí e Miss Simpatia. Mas o que deixa a Diretoria da escola orgulhosa é o fato de ser a única que desfilou ininterruptamente todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário