quinta-feira, 28 de julho de 2011

GUSTAVO BAETA NEVES - DIDI: O ADVOGADO SAMBISTA

HISTÓRIAS DO CARNAVAL - Procurador da República, compondo sob pseudônimo na União da Ilha, é o maior autor de sambas-enredo do Carnaval Carioca


Procurador é maior autor de sambas-enredo no Rio. Baeta Neves, o Didi, morto em 1987 aos 52 anos, levou 24 músicas à avenida. Autor de clássicos como "É Hoje" e "O Amanhã" chegou a brigar com a mãe, que discordava de seu envolvimento com o samba.

FÁBIO GRELLET DA SUCURSAL DO RIO

Figura constante nos tribunais do Rio de Janeiro nos anos 1970, o procurador da República Gustavo Adolfo de Carvalho Baeta Neves morreu em 1987 e não deixou obras como jurista. Mais de duas décadas após sua morte, porém, não há Carnaval em que as músicas que ele compôs não ecoem pelas ruas e salões de todo o país.

Autor de clássicos como "O Amanhã" ("A cigana leu o meu destino, eu sonhei") e "É Hoje" ("A minha alegria atravessou o mar e ancorou na passarela"), Baeta Neves - ou Didi, como ficou conhecido- é o maior vencedor de disputas de sambas de enredo da história do Carnaval carioca, dizem pesquisadores.


Em 52 anos de vida, levou 24 sambas ao desfile -16 na União da Ilha, 4 no Salgueiro e 4 no bloco Boi da Freguesia, que deu origem à escola Boi da Ilha.

O que hoje soa como motivo de orgulho era, nos anos 1950, uma vergonha para sua família. "Ele brigou com a mãe e nunca mais falou com ela", conta Alberto Mussa, sobrinho do compositor e autor, em parceria com Luiz Antonio Simas, do livro "Samba de Enredo - História e Arte", recém-lançado pela editora Civilização Brasileira.

A família do sambista havia sido muito rica, mas perdeu a fortuna quando o pai dele morreu, com apenas 35 anos, em 1937. Nessa época, Baeta Neves tinha apenas dois anos e sua família se mudou do Méier, onde chegou a ter motorista particular, para a ilha do Governador, onde ocupou um porão.
Aos 19 anos, em 1955, o compositor venceu sua primeira disputa de samba-enredo, na União da Ilha. Para amenizar broncas em casa, assinou usando o apelido Didi. 

Enfrentando o preconceito da família, ele continuou concorrendo e quase sempre vencendo. Em 1967 e 1968 concorreu também no Salgueiro e venceu, mas não assinou a autoria, ainda hoje atribuída apenas a Aurinho da Ilha.

Em 1971, casado com uma mulher que também criticava seu envolvimento com o samba, segundo Mussa, Didi se afastou do Carnaval. A decisão não durou mais que sete anos.

Antes da folia de 1978, já com outra mulher e após abandonar o cargo de procurador, ele voltou à ala de compositores da União da Ilha. Mas as regras da ala exigiam um ano de "carência", em que ele não poderia disputar o samba. Por isso, diz Mussa, "O Amanhã" foi assinada apenas por João Sérgio.

Em 83 concorreu na Ilha e no Salgueiro, ambas do Grupo Especial. Embora não figurasse como autor no Salgueiro, a notícia se espalhou e o samba de Didi foi descartado pela Ilha. Mas ele venceu no Salgueiro. Nos dois anos seguintes, voltou a vencer a disputa na Ilha.

Em 1987, Didi voltou a vencer no Salgueiro. Vítima de um derrame e portador de cirrose, não pode ir à escola na noite da escolha do samba. Morreu em abril, sem deixar filhos.

Quatro anos depois, o compositor virou enredo da União da Ilha. O samba que o homenageou diz: "Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz". "É um retrato fiel da rotina e do espírito dele", afirma o sobrinho.
Fonte Folha de S Paulo



É HOJE(Didi e Mestrinho)


A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra
Será que eu serei o dono desta festa
Um rei
No meio de uma gente tão modesta

Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar 

Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar        (bis)
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá

Acredito ser o mais valente
Nesta luta do rochedo com o mar
(E com o mar) 

É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga espelho meu
Se há na avenida                        (bis)
Alguém mais feliz que eu

*******************
Mais histórias de DIDI
http://saideira.galeriadosamba.com.br/BL.asp?231196475

Nenhum comentário:

Postar um comentário