sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARNAVAL DE TERESINA - ZIRIGUIDUM

GRES ZIRIGUIDUM

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Ziriguidum, fundada a 22/03/78, desfilou pela primeira vez no carnaval de Teresina, no ano de 1979, sagrando-se campeã do Segundo Grupo, com o enredo “Diacuy, Índia Guerreira”, de Lázaro. Em 1980, ficou com o segundo lugar já no Primeiro Grupo.

Em 1981, com o enredo “Reminicências de Teresina” , de Mauro Monteiro, que a partir de 1980 passou a pertencer ao quadro de sambistas da Escola, como puxador de samba, a Escola não deixou por menos, conquistou o título de campeã do Primeiro Grupo.

No ano de 1982, ficou com o segundo lugar.

Em 1983, com uma injustiça de alguns jurados, a agremiação ficou novamente com o vice-campeonato. A Diretoria indignada retirou a Ziriguidum dos desfiles, o que deixou seus componentes muito tristes. O hoje deputado Fernando Monteiro, foi o fundador da Escola de Samba e ficou como presidente até o ano de 1983, quando a escola deixou o asfalto da Frei Serafim. Passaram-se cinco anos, a cobrança sempre geral, o deputado Fernando Monteiro e um grupo de amantes da GRES Ziriguidum foram atrás do carnavalesco Mauro Monteiro, deixava a presidência da Associação das Escolas de Samba de Teresina – ASSESTE – por ter terminado seu mandato. Era ele a pessoa indicada para assumir a presidência da GRES Ziriguidum, na sua volta ao tapete preto da Av. Frei Serafim. Assumiu a 22/03/88 , formou a Diretoria que iria trabalhar com ele durante a preparação da Escola para o carnaval de 1989. A Diretoria foi buscar o primeiro figurinista da Ziriguidum, o artista plástico Firmino Filho, que aceitou o convite, escolheu logo o tema que foi: “Isto É Brasil”. Uma mostragem do que é nosso país na atual conjuntura. Setor artístico; político; a criança; o índio; futebol; etc...  O trabalho teve seu início no dia 24/09/88, com uma festa na quadra da Escola, para dar o pontapé inicial para o desfile. Hoje é uma realidade, a GRES Ziriguidum, figura novamente entre as grandes Escolas de Samba de Teresina, pronta para ajudar a engrandecer nosso carnaval. “O objetivo primeiro da nossa Escola é levar alegria e beleza ao nosso povo tão sofrido”. Diz Mauro Monteiro.           

Em 1990, a Ziriguidum sagrou-se campeã com o enredo: “Ontem, Hoje e Sempre Carnaval: Alegria do Povo”, e seu presidente era Nenem Monteiro.

De 1991 a 1997 não teve Escola de Samba no carnaval, parou voltando sete anos depois. A Ziriguidum volta em 2000 com o enredo: “O Piauí  Está No Mapa Sim, Senhor!” , de Peinha do Cavaco, a letra do samba é do mesmo Peinha com Magno Aurélio. A Ziriguidum, mostra que apesar de tudo que ocorre contra a imagem do Estado, estamos de pé e somos um povo trabalhador, humilde, mais vibrante, e a Escola leva para o desfile as riquezas naturais do Estado, como também sua história de luta e vitórias, mostra também sua cultura invejável, através da arte e suas lendas. A Ziriguidum mostra também que nossa maior riqueza é representada pela água, que para isto traz no seu desfile a ala das baianas, representando o Delta do Piauí, a ala Poços Jorrantes do sul do Estado e ainda um carro alegórico com a Cachoeira do Urubu. Os trabalhos para a volta da Escola, iniciaram-se ainda no carnaval de 1999, quando todos cobravam do deputado Fernando Monteiro, a volta da Escola. A Diretoria foi formada e hoje a Ziriguidum presenteia os piauienses com um grande desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário