sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARNAVAL DE TERESINA - SKINDÔ

GRES SKINDÔ

FUNDAÇÃO: 12 de julho de 1975
SÍMBOLO: Um Pavão
Cores Oficiais: Verde e Branco
Cores Complementares: Dourado e Prateado

A Escola de Samba SKINDÔ surgiu com a vontade de jovens estudantes de Teresina, que sentiram a necessidade de fazer uma agremiação sem fins lucrativos, mas com um forte desejo de "animar" o Carnaval de rua da capital, cantando sempre as histórias e as lendas, retratando, poeticamente, o nosso rico folclore.
Todos entendiam que era necessário fazer a valorização de nossa raça, revivendo o passado cultural e enaltecendo as fortes potencialidades do nosso Piauí, patrimônio vivo dos grandes poetas e romancistas.
Para obter sucesso nesta caminhada, a Escola de Samba SKINDÔ buscou, antes de tudo, seriedade no seu trabalho, sob o comando de pessoas idôneas e de grande respaldo de nossa sociedade, para o pleno êxito dos seus objetivos e principais metas:
Inicialmente, a diretoria da SKINDÔ ficou assim constituída:
Presidente: Alberto Hidd
Vice-Presidente: Roberto Tajra
Secretário Geral: Jamil Said
Diretor Financeiro: Saba Said
Diretor Publicitário: Edgar Miranda
Diretor Instrumental: Carlos M. de Almeida
Diretor Administrativo: Reginaldo Muller

CARNAVAL DE 1976: A Escola de Samba SKINDÔ estreou na avenida com aproximadamente 200 componentes, distribuídos em 05 alas e um samba enredo revivendo um dos pontos marcantes do nosso folclore: "A LENDA DO CABEÇA DE CUIA". O Samba enredo foi escolhido como o melhor de 76, galgando o primeiro lugar.
COLOCAÇÃO: 4 LUGAR
SAMBA ENREDO: "CABEÇA DE CUIA"
LETRA: PAULO MACHADO
MÚSICA: FRANCY  MONTE

CARNAVAL DE 1977:  A Escola de Samba SKINDÔ, agora com ritmo mais quente e uma maior disposição dos passistas, apresentou-se na avenida Frei Serafim com quase 500 participantes, dispostos em 12 alas e belos carros alegóricos. Vale a pena ressaltar a decisiva participação de Honorina Raulino, uma batalhadora pela escola, uma mulher de fibra, responsável pela organização de todas as alas. Um fato que se tornou "orgulho" dentro da escola era a classificação dos seus sambas enredos. Neste ano, a SKINDÔ repetia a vitória do ano de estréia: primeiro lugar em samba enredo. Desta vez uma samba de exaltação, cantando o povo brasileiro. O samba "EXALTAÇÃO AO BRASIL MULATO" mostrava essa miscigenação de raças, contando desde a chegada dos europeus ao Brasil, com o forte cruzamento do índio, negro e branco.
COLOCAÇÃO: 3 LUGAR
SAMBA ENREDO: "EXALTAÇÃO AO BRASIL MULATO"
LETRA: ARNALDO TELES
MÚSICA: FRANKLIN BASTOS

CARNAVAL DE 1978: No terceiro ano de luta da Escola de Samba SKINDÔ, foi feita uma revisão, na tentativa de corrigir as falhas dos anos anteriores. Por certo, este foi o ano mais importante desta rica trajetória de carnaval da Escola, com o amadurecimento dos seus diretores e passistas, sob o ritmo bem afinado do samba e da bateria nota 10. O samba enredo "TRÊS MIL ANOS DE MISTÉRIOS", foi verdadeira obra prima. Quem podia imaginar o Universo sonhado pela SKINDÔ? Bumba-Meu-Boi (Piauí), Saravá (Bahia) e Louvação (Maranhão) são ricos folclores e tradições populares. O desfile da SKINDÔ foi apoteótico, levando para a Passarela do Samba cerca de 600 componentes, divididos em 13 alas, com 07 gigantescos carros alegóricos, mostrando passo a passo o enredo proposto para aquele ano.  
COLOCAÇÃO: 1 LUGAR
SAMBA ENREDO: "TRÊS MIL ANOS DE MISTÉRIOS"
LETRA: ARNALDO TELES
MÚSICA: PAULO VILHENA E CRUZ NETO

CARNAVAL DE 1979: Com o enredo "SETE CIDADES" a escola mostrou a riqueza do nosso folclore maior, com o ritmo alucinante da bateria. Naquele ano, a Escola Verde e Branco colocou na avenida cerca de 700 figurantes, divididos em 13 alas, com 10 carros alegóricos. Foi um esplendor sem igual. A escolha deste enredo foi devido à intensa pesquisa do artista plástico Arnaldo Teles, que foi buscar em Sete Cidades sua grande inspiração para o belo carnaval apresentado pela SKINDÔ.
COLOCAÇÃO: 1 LUGAR
SAMBA ENREDO: "SETE CIDADES"
LETRA: ARNALDO TELES
MÚSICA: GERALDO BRITO E CRUZ NETO

CARNAVAL DE 1980: O ano da grande consagração popular: O enredo "MIRIDAN" arrebatou o TRICAMPEONATO. Um fato inédito!
Seguindo os mesmos caminhos dos anos anteriores, a escola homenageou a Lagoa de Parnaguá, trazida sob os versos poéticos de Bugija Brito. Novamente Arnaldo Teles, buscando enaltecer nossas riquezas, cria um forte enredo para a escola, com a forte marcação de um refrão rico em rimas. A SKINDÔ apresentou-se grandiosa: 700 componentes contaram o enredo, divididos em 14 alas, 13 carros alegóricos e a famosa ala das baianas, sempre homenageada pela a SKINDÔ. O brilho da escola ficou a cargo de Hostyano Machado, um dos mais conceituados artistas plásticos do país.
COLOCAÇÃO: 1 LUGAR
SAMBA ENREDO: "MIRIDAN - A FLOR DOS ACAROÁS(LAGOA DE PARNAGUÁ)"
LETRA: ARNALDO TELES
MÚSICA: CRUZ NETO E GERALDO BRITO

CARNAVAL DE 1981:  Quem diria, a SKINDÔ seria TETRACAMPEÃ. Nem os mais otimistas podiam imaginar esse feito. Disputando com as outras grandes escolas de samba, a SKINDÔ levou o mais bonito e apoteótico carnaval para a Frei Serafim, palco de grandes desfiles. Com o enredo "SONHOS E FESTAS DA CORTE SIMPLICIANA", A SKINDÔ  levou para a avenida cerca de 800 participantes, divididos em 14 alas, 10 carros alegóricos e a forte marcação da bateria, dirigida por Sena Filho, mestre de bateria. Tamborins e surdos ditavam o ritmo do samba.
COLOCAÇÃO: 1 LUGAR
SAMBA ENREDO: "SONHOS E FESTAS DA CORTE SIMPLICIANA"
LETRA: ARNALDO TELES
MÚSICA: GERALDO BRITO E CRUZ NETO

CARNAVAL DE 1982: Este foi o mais triste da trajetória da SKINDÔ. Este seria o último desfile da escola na Passarela do Samba. Depois de longos anos de muito brilho e luxo na avenida, houve o afastamento de alguns diretores, e, por conseguinte não foi possível reviver os antigos carnavais que a SKINDÔ fazia. Sem os recursos financeiros e os investimentos de empresários, órgãos municipais e estaduais, a Escola de Samba SKINDÔ não tinha como mais se apresentar para o grande público. Assim, como aconteceu com a SKINDÔ, outras grandes escolas de Samba de Teresina, também foram se retirando dos desfiles de rua, deixando uma lacuna aberta nesta rica festa popular. Apesar das dificuldades, a SKINDÔ se apresentou com muita garra e determinação, buscando sempre a vitória. Neste ano a escola levou para a avenida aproximadamente 700 figurantes, com 12 alas e 08 carros alegóricos. O enredo desenvolvido pela SKINDÔ em 1982 foi “FESTA BRANCA”,  que mostrava os anos de glórias e conquistas da escola.  Com a conquista do TETRACAMPEONATO (título inédito) a escola resolveu fazer uma homenagem a sua própria trajetória nos desfiles de rua de Teresina, mostrando ainda um desfile com garra e vencedor. Neste ano, mais uma vez, o Samba Enredo da SKINDÔ  alcançou as maiores notas dos jurados(sempre nota 10). A escola conquistou a terceira colocação, posição considerada honrosa para o movimento vivido.
COLOCAÇÃO: 3 LUGAR
SAMBA ENREDO: " FESTA BRANCA"
LETRA E MÚSICA: LÁZARO DO PIAUÍ

Um comentário:

  1. Osnir
    Preciso de sua ajuda.
    Por favor, como faço pra entrar em contato contigo?
    Podemos conversar por email?(lorenacanada@gmail.com)

    ResponderExcluir